Está pensando em divulgar seu produto online e ainda não sabe como? Existem muitas formas práticas para fazer isso e o melhor de tudo é que muitas delas são totalmente gratuitas!
A internet é um dos principais meios pelo qual se tornou possível divulgar os mais variados serviços. O melhor é que é possível que outras pessoas façam isso de graça para te ajudar. Neste artigo, a Agência Cembra deve te dizer quais são as principais dicas para vender online sem pagar nada.
1. Marketing de afiliado
O marketing de afiliados é uma das melhores formas de divulgar o seu produto sem pagar nada. Se ele for digital (como um curso ou ebook), o mais indicado é criar uma conta na Hotmart. Lá, você posta o seu material com descrição e a quantidade que quer receber por ele. Após ser lançado na plataforma, sua classificação será de produtor.
Logo, em questão de pouco tempo, os afiliados irão mandar solicitação para divulgar o seu produto. Ou seja, a cada venda que eles conseguirem realizar, recebem uma comissão que é definida pelo dono: ela pode variar de 0,01% até 90% do valor total.
Então, ao cadastrar, terá uma divulgação gratuita através de ADS e redes sociais que são criadas especificamente pelos afiliados que estão tentando vender para ganhar uma parte das vendas.
Se o produto que oferece for físico, pode fazer uma conta na Monetizze: ela vende tanto alternativas físicas quanto digitais. Neste caso, o processo também é bastante semelhante com a Hotmart, mas o produtor deve enviar os produtos físicos pelos Correios e emitir um código de rastreio.
Caso esteja pensando em receber uma renda extra, pode trabalhar como afiliado e divulgar o produto para outras pessoas. Consequentemente, a cada venda que realiza, recebe a comissão prometida em sua conta.
2. Redes sociais
A cada segundo são milhares de cliques nas redes sociais e elas são cada vez mais utilizadas para o marketing digital. É com o Facebook e o Instagram que muitas empresas conseguem quebrar as barreiras geográficas, saindo do bairro e realizando vendas em escala nacional.
É barato e rápido para manter: basta ter breves conhecimentos no Canvas que se consegue designs satisfatórios. O software também possui opções prontas, então poupa bastante tempo daqueles que não querem criar do zero. Logo, basta apenas que mude as cores e os textos.
Uma dica para que consiga manter consistência nas publicações é: sempre crie um cronograma mensal. Ou seja, planeje uma planilha com os dias que deve postar e quais os assuntos que a empresa deve abordar.
Após isso, crie as legendas e textos juntamente com as imagens e deixe tudo agendado para postar automaticamente durante o mês. Dessa forma, não vai precisar se preocupar com imprevistos.
Há especialistas que cuidam de todo o processo, mas, como o intuito é divulgar de graça sem pagar ninguém por isso, você mesmo pode fazer no conforto de casa ou do escritório.
Se as publicações forem interessantes, elas conseguem grandes alcances sem a necessidade de pagar por um Facebook ADS. Há a possibilidade de novos clientes acabarem conhecendo a marca através de compartilhamento e depois começarem a seguir, acompanhando sempre as postagens.
3. Blog gratuito
É necessário acabar com o mito de que sites custam caro: qualquer pessoa pode construir um de forma gratuita através do WordPress e até mesmo do Wix.
Essas duas plataformas fornecem um domínio e a hospedagem sem pagar nada. Os layouts geralmente estão prontos e permitem que você adicione ou altere imagens, mude textos e muito mais!
Outro ponto é que tanto o WP quanto o Wix, não necessitam de programadores: basta arrastar os itens na tela para que a mágica comece a acontecer.
Há pessoas que já sabem mexer um pouco e conseguem produzir um site em um ou dois dias. No site, é ideal que divulgue o produto através de posts para blog. Imagine, por exemplo, que está procurando “melhores formas para hidratar cabelo” e, ao final do texto, tem a recomendação de um produto.
Nada impede que o leitor, ao ver a recomendação, busque saber mais sobre e até mesmo finalize as compras.
Essa metodologia de recomendar ao fim do texto é positiva e cada vez mais comum no meio online. Em quase todos os sites de reviews ou análises isso acontece.
4. Mercado Livre
Você sabia que o Mercado Livre está na lista das maiores empresas da América Latina? E não é por pouco! Atualmente, é difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar sobre a loja online ou que nunca teve uma experiência de compra.
No site, há o login para os vendedores e compradores, clientes. Os vendedores fazem o cadastro para postar a foto do que estão oferecendo juntamente com o preço. A cada compra, o ML recebe uma porcentagem muito pequena dos lucros.
Devido ao alcance internacional da loja online, é comum que o seu serviço seja visto por muitas pessoas. Os seus clientes, ao final da experiência de venda, terão direito a uma avaliação na plataforma em que podem dizer quais foram as reclamações e benefícios de comprar com sua marca.
Além disso, há a possibilidade da nota ser crucial estar em alta para mostrar que se preocupa com a qualidade das vendas e atendimento. Não esqueça: uma avaliação ruim consegue anular mais de 10 que são positivas.
5. OLX
Assim como o Mercado Livre, o OLX permite divulgar os mais variados itens e, neste caso, o contato com o comprador ocorre através do Whatsapp e não há a necessidade de pagar taxas.
É comum que, além de divulgar produtos, muitos vendem casas, kitnets, apartamentos e até mesmo terrenos. É um local com muita variedade e que sempre se consegue encontrar o que procura.
Há a possibilidade de aplicar filtros para definir se prefere itens novos ou usados, além de determinar a faixa de preço que pretende gastar durante a compra. Para chamar o dono do produto no WPP, é necessário fazer login.
E então, tem mais alguma dica de como divulgar online? Comente com a gente!