Tabela de conteúdos
Conteúdo
Anunciar no Instagram, Facebook e Google Ads não é uma das tarefas mais complexas de que há hoje em dia. Justamente porque os algoritimos estão sendo criados como forma de facilitar o dia a dia das pessoas.
Sem contar que estão cada vez mais focados em se voltarem para a praticidade e segmentação do público alvo.
Antes mesmo de começar a anunciar, é importante que tenha realizado uma pesquisa de mercado porque isso vai te ajudar a segmentar ainda mais o seu negócio e alcançar mais leads (possíveis clientes) que sejam qualificados. Em suma, deve-se ter ciência de alguns conceitos básicos como é o caso da faixa etária, localização e até mesmo o sexo.
A pesquisa de público alvo sempre foi feita, na maioria das vezes, por entrevistas diretamente ao público alvo. No entanto, ela está sendo cada vez mais deixada de lado devido ao fato de que se consegue arrecadar informações apenas com o usuário acessando o site online.
Ao acessar e preencher um cadastro de interesse em relação ao conteúdo que está sendo ofertado, consegue-se arrecadar informações que variam de acordo com a complexidade do conteúdo.
Por isso que o Marketing de Conteúdo está sendo cada vez mais praticado entre as empresas, devido ao fato de que se consegue centralizar informações de seus usuários através de formulários que podem ser encontrados dentro dos textos e até mesmo em relação a formulários para receber notificações sempre que um novo texto acaba sendo lançado.
Como arrecadar dados para criar os anúncios do Facebook que sejam segmentados?
A primeira dúvida se trata de como arrecadar dados que sejam voltados para desenvolver anúncios do Facebook que são segmentados. Não somente para o Facebook como também para Instagram e no Google.
Para que realmente tenha resultados, é necessário que a sua empresa vá muito além dos achismos e use informações que são concretas como dados dos seus clientes para que se consiga alcançar realmente onde se tem interesse.
Essas informações estão sendo arrecadadas de forma com que o seu cliente, na maioria das vezes, sequer sabe que está a fornecendo como por formulários para que ele consiga ter acesso a conteúdos que são ofertados pela sua marca, como é o caso de ebooks.
Em sites que contam com a sessão blog, consegue-se fazer um formulário de inscrição para que o portal envie os textos que são do agrado do cliente para que ele tenha todo o suporte que é necessário no momento de escolher as suas novas leituras.
No entanto, nada te impede de optar pela metodologia que é mais tradicional e, assim sendo, optar por pesquisar sobre o seu lead de forma autônoma para somente depois montar uma tabela com dados que estão sendo relacionados a ele.
Contudo, vale salientar que neste caso não é o cliente que está fornecendo dados e você pode estar sujeito a cometer equívoco em suas pesquisas.
É muito comum ouvir histórias de pessoas que pesquisaram sobre os seus públicos e depois descobriram que eles eram pessoas totalmente diferentes do que estavam esperando.
O mesmo anúncio não é diferenciado para todas as pessoas
É comum que dentro de uma marca, se tenha de 3 a 5 personas. Ou seja, tipos de cliente diferentes que tenham interesse em fazer a compra de seus produtos. O que acontece é que o mesmo anúncio não deve ser reenviado para todos porque estão em etapas do funil que são diversas. Ao mesmo tempo em que um tipo pode estar em seu estágio final enquanto outro ainda está começando.
Por isso, ter uma noção sobre qual estágio o seu cliente é uma forma de conseguir enviar a ele anúncios que realmente terão resultados e que vão fazer com que ele compre.
Uma dica que é recomendada por especialista é sobre fazer um “cartaz digital” ou qualquer outro documento que tenha as etapas do funil de cada pessoa para que a equipe de marketing consiga se localizar em suas ações.
Mas não é somente isso visto que a equipe além de focalizar as ações, tem que saber como o cliente vai agir em cada etapa e o que está fazendo com que eles saiam do seu funil de venda e entrem em um do concorrente: é o preço? A forma como o produto é vendido? Bem, a recusa pode ser originada de uma série de aspectos diversos.
Etapas do funil de vendas
As etapas do funil de vendas acabam sendo mais fáceis do que parece – ou às vezes nem tanto. Em suma, elas se tratam de mostrar para a equipe de marketing onde está o cliente e quais são as atitudes que devem ser tomadas para manter a fidelidade dele dentro de seu funil. Estudar a etapa do funil faz com que você tenha mais noção sobre o que faz com que o cliente saia do seu produto e em qual fase ele sair, o que faz com que ele entre e vários outros aspectos diversos.
Agência de marketing pode te ajudar a divulgar no Facebook, Instagram e Google
Hoje em dia, existe uma série de agências de marketing que podem te ajudar a divulgar tanto nas redes sociais quanto no Google Ads.
Neste caso, a agência CEMBRA pode ser a ideal para te ajudar neste processo porque permitimos que o cliente saiba exatamente o valor que está sendo investido em tráfego pago ao mesmo tempo em que consegue realmente trazer resultados, visto que realizamos a pesquisa de marketing do seu público alvo para entender o que está funcionando para ele.
Portanto, se quiser saber mais sobre o que podemos oferecer, basta entrar em contato conosco porque temos uma série de serviços que podem ajudar a sua empresa a divulgar nas redes sociais e Google.