Como vender pelo Instagram: 7 dicas exclusivas para vender mais
Conteúdo
- Como vender pelo Instagram: 7 dicas exclusivas para vender mais
- Como vender pelo instagram com um perfil comercial?
- 1. Informe o link de todas as suas redes na biografia
- 2. Utilize CTA nas imagens
- 3. Use mais vídeos
- 4. Use hashtags corretamente
- 5. Um bom copywriter e Storytelling
- 6. Tenha uma loja integrada no Woocommerce
- 7. Procure por pessoas especializadas
- Como ganhar seguidores no Instagram?
- Como vender pelo Instagram com sorteios ou concursos?
- Conclusão sobre como vender pelo Instagram
Essa rede social surgiu no ano de 2010 e está em constante crescimento. De lá para cá, muitas lojas começaram a pesquisar como vender pelo Instagram.
Com possibilidade de divulgar imagens, vídeos e textos, conquistou o coração de muitas estratégias de marketing. E o melhor de tudo é que, diferente do Google ADS, é totalmente gratuito postar. Dessa forma, não é à toa que mais de 30 milhões de anunciantes façam o uso deste meio.
Portanto, neste post iremos falar um pouco mais de como vender no Instagram, atraindo mais seguidores e curtidas.
Como vender pelo instagram com um perfil comercial?
Inicialmente, será importante que você crie uma conta no Instagram for Business. Como o próprio nome já afirma, é um tipo de conta responsável por administrar empresas. Sendo assim, será possível trazer à tona todos os dados do seu negócio. Quantas visualizações teve, curtidas e muito mais.
Isso é muito importante para que possa definir qual é a sua estratégia de marketing. Por exemplo, se ainda não sabe bem o que fazer de anúncios, crie formatos divergentes entre si. Após isso, analise quais deles trouxeram mais resultados e continue com os mais rentáveis.
Outro aspecto interessante é que se pode descobrir quais as principais características do seu seguidor. Sexo, idade, gostos, localização e horário. Tudo isso na palma da sua mão. Dessa forma, cria-se estratégias pensando em cores e textos que mais agradam este público.
Para ter acesso ao Business para começar a aprender a como vender pelo Instagram, é necessário ter uma fanpage da sua loja no Facebook. Após isso, basta conectar ambas as contas e começar a aumentar as vendas no Instagram.
Após isso, comece a colocar em prática as seguintes dicas de como vender pelo Instagram:
1. Informe o link de todas as suas redes na biografia
Use sua biografia para informar sobre quais são os objetivos da sua empresa. Além disso, caso tenha um site online, também vale a pena deixar o link dele lá.
Dessa forma, será muito comum que os clientes quando frequentarem o perfil, vejam o link e acessem. Isso é bom por vários motivos, o primeiro é que passam a conhecer mais sua marca e ter noção de sua credibilidade. Já o segundo, é que seu site terá ainda mais tráfego. Ou seja, ficará ainda mais visível e fácil para ser reconhecido.
Crie publicações envolventes para que o cliente abra mais páginas. Dessa forma, a taxa de rejeição irá diminuir. Portanto, quando alguém pesquisar no Google sobre algo que você também vende, a plataforma irá considerar seu conteúdo como mais relevante.
2. Utilize CTA nas imagens
Como vender pelo Instagram e ganhar seguidores nas redes sociais pode ser muito fácil se você usar o poder das palavras. Um bom copywriting pode fazer uma enorme diferença.
Sendo assim, tome muito cuidado com os textos presentes em suas imagens. Para ganhar curtidas no Instagram é importante que você produza um conteúdo mais visual e com menos textos. As pessoas não têm tempo para ler.
Por isso, opte por Call To Actions (CTA) e imagens mais vivas, que chamam a atenção. As CTA são conhecidas no Brasil como chamada para ação. Indique o que quer que o seu visitante realize. Crie urgência usando termos como “agora”, “urgente”. Uma das mais famosas frases de contexto é: “Deixe agora seu comentário!” “Comprar com DESCONTO agora!”.
3. Use mais vídeos
Como vender pelo Instagram com vídeo pode ser mais difícil que utilizar as imagens. Isso porque geralmente as CTA estão no fim de cada gravação. Portanto, você terá que fazer seu consumidor assisti-lo até o fim. Isso pode ser mais complexo e leva em conta muito mais fatores.
Leve em consideração o tempo em que ele tem e o que é apresentado. Comumente, os internautas preferem conteúdos mais rápidos e objetivos.
Por exemplo, vamos supor que você está gravando um vídeo ensinando a fazer brigadeiro. Ele pode durar 20 segundos ou então, 15 minutos. Geralmente, quem está em busca destas receitas prefere algo rápido. Portanto, se eles conseguirem entender todo o processo em 20 segundos, será ainda melhor.
Então, como solução para esse problema de marketing, você teria que desenvolver estratégias para atrair e informar rapidamente. Uma dica neste caso seria deixar todos os ingredientes postos, não gravar a parte que você mistura e nem o tempo que assa. Assim, corta um bom pedaço.
Para deixar ainda mais atraente, é importante usar um local com boa iluminação e câmera nítida. Cuidado também com as suas roupas e vestimentas, a apresentação dos funcionários e donos é importante.
Todo mundo que está nesta rede social segue uma Hashtag de um assunto que gosta. Então, vamos supor que façamos um post no Instagram sobre esse assunto que falamos neste artigo, quais teríamos que usar? Seriam as palavras principais juntamente com algumas secundárias. Observe: # Como vender pelo Instagram, # Como ganhar seguidores pelo Instagram; # Ganhar curtidas em rede social # como vender em rede social.
Procure uma que é específica e criativa para a sua marca. É recomendado também que não use em excesso suas palavras chaves. Você pode pesquisar por cada uma delas na rede social e ver quais possuem mais seguidores. Use as mais famosas.
5. Um bom copywriter e Storytelling
É fato que as imagens acabam tendo um papel crucial quando o assunto é como vender pelo Instagram. No entanto, apesar das publicações terem que ter textos breves e curtos, é importante saber como criá-los e onde colocar.
O mais importante é inserir as CTA nas imagens em seu interior. Todas elas com cores mais vibrantes. Mas, como fazer quando falamos sobre vídeos? Existe uma regra?
Antes de criar vídeos, é muito importante que se tenha um roteiro. Este roteiro deve ser escrito e repensado de várias formas. Planeje a entonação, o olhar e os gestos. Isso tudo faz parte da linguagem da língua portuguesa e também está relacionado com técnicas de Copywriter, comunicação.
Isso serve especialmente para quem grava vídeos que, mesmo com muita qualidade, acabam não dando o retorno desejado. Já parou para pensar que pode estar errando nas técnicas de Storytelling e copywriter?
6. Tenha uma loja integrada no Woocommerce
Uma boa ideia é buscar por profissionais que entendem do assunto para que criem sua conta no Instagram integrada no Woocommerce. Saiba que não basta apenas ter um simples perfil para saber como vender pelo Instagram.
É muito importante que já tenha sua conta na plataforma Woocommerce. Mas, o que fazer se você não tem a mínima ideia de como criar a sua loja virtual na plataforma? Existem muitos profissionais atualmente que realizam toda a integração por um ótimo custo benefício. Um exemplo é a própria Agência Cembra.
Nós podemos integrar sua conta Woocommerce para que você já consiga vender mais pelo Instagram ou então, criamos tudo do zero: desde às contas nas redes sociais até a integração de plataforma de vendas e controle.
7. Procure por pessoas especializadas
Qualquer erro feito no momento das configurações do seu Woocommerce poderá afetar na quantidade de vendas. Atualmente, o Brasil é um dos países que mais possuem usuários do Instagram. Por minuto, são contabilizados mais de 1,1 milhões de likes. Todas as limitações geográficas para de existir. Não há nada para limitar as vendas, nem mesmo o espaço de tempo e horas. O Instagram está aberto 24h por dia.
Tem certeza que vai querer errar? Conseguir se destacar trabalhando sozinho sem a ajuda de profissionais pode ser mais difícil do que parece. Mas, ao contratar alguém que possa te ensinar sobre os logaritmos de como vender pelo Instagram, todo o investimento passa a valer a pena.
É exatamente por isso que a Agência Cembra cria vídeos chamadas pelo Zoom e damos todo o suporte para os nossos clientes. Somos especializados em criar lojas no Instagram integradas com o Woocommerce. Criamos também sites de qualidade e que terão a capacidade de encantar seus clientes, acabando com todas as barreiras geográficas. Por que se limitar apenas à sua região se pode alcançar todo o mundo?
Como vender pelo Instagram nunca foi tão fácil quando se tem todo o auxílio necessário. Você já tem muitas coisas para se preocupar, deixe nas mãos de profissionais que realmente entendem sobre o assunto e podem te oferecer um ótimo custo benefício.
Como ganhar seguidores no Instagram?
Os seguidores podem significar duas coisas divergentes entre si: Apenas um número ou um aumento de vendas. E, é óbvio que preferimos sempre o último, não é mesmo? Mas o que fazer para alcançar esse objetivo quando ainda não se sabe como vender pelo Instagram?
Uma maneira orgânica de atrair mais clientes é acompanhar as atividades de cada um. Além disso, você pode seguir eles de volta. Acompanhe as publicações, curte e comente sempre que possível. Se mostre presente. Então, quando menos esperarem, você estará lá.
Faça parte de discussões na internet sobre o assunto que trata a marca. Mas, não se esqueça de que de forma alguma poderá expor opiniões ou discursos de ódio. O cliente sempre tem razão nestes momentos e a única coisa que vai ocorrer é sujar a imagem da empresa e perfil.
Por exemplo, na época que a iPhone lançou celulares sem carregadores, os fãs da Xiaomi fizeram uma enorme chacota com a situação. Mas, todos os comentários foram respondidos de forma descontraída, mesmo quando se tratava da concorrente. Uma das clientes comentou: “Se eu fosse a Xiaomi colocaria dois carregadores agora!” e responderam: “A gente só não coloca dois porque vocês mal precisam de um, né?!”
Como vender pelo Instagram com sorteios ou concursos?
Uma forma simples e rápida de como vender pelo Instagram é criando sorteios e concursos. Como requisito para participar, peça para que curtam a página e marquem um número x de amigos.
Como o Instagram pede que você tenha uma fanpage no Facebook, uma boa opção é publicar nestes dois meios. Só que no Facebook será possível ainda usar como requisito o compartilhamento. Portanto, além de marcar os amigos, muitas outras pessoas irão ver, já que terão que ser compartilhados.
E, dependendo do produto, outros amigos destas pessoas que compartilharam também compartilhem e comentem para participar.
Se o seu estabelecimento é presencial, poderá criar uma promoção em que os consumidores devem postar a foto com a hashtag da marca e a localização. Dessa forma, vai incentivar a visitarem o estabelecimento e consumirem algo para que possam participar.
Conclusão sobre como vender pelo Instagram
De início, saber como vender pelo Instagram pode parecer mais difícil do que realmente é. Mas, com o passar do tempo, é possível se adequar ao ser público e descobrir quais são os gostos deles. É claro que estas dicas não irão servir para todos os estilos. Portanto, vale a pena você testar até conseguir se adaptar.
O segredo de como vender pelo Instagram está principalmente em analisar as reações dos seus clientes. É exatamente para isso que existe o Business. Descubra qual é a linguagem do seu público ao analisar qual a idade, sexo e localização.
Vale ressaltar que além das publicações se adequarem a estas características, o seu preço deve acompanhar o ritmo. Por exemplo, não poderá colocar o preço de um produto de classe média alta se todos os seus seguidores pertencem à classe baixa. Quando isso ocorre, pode significar que você atraiu os clientes de forma errônea. Dessa forma, terá que mudar suas estratégias para mudar o rumo dos resultados.
E então, o que achou do artigo que o Blog Cembra preparou para você? Venha ter uma consulta de como vender pelo Instagram no Espírito Santo!