Loja Virtual. Vale a pena ter uma?
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O e-commerce chegou para ficar. Mas quais serão as vantagens e desafios que este tipo de comércio oferece. Negociar, vender e comprar produtos e serviços faz parte da história da Humanidade. Só que, agora, o comércio se modificou de forma profunda e passou a ser, também, digital. Atualmente, se você é um empreendedor e quer ter o seu próprio negócio ter uma loja virtual pode ser uma boa solução. Neste artigo, descubra o que é uma loja virtual, vantagens e desafios e por que você deve investir neste tipo de negócio e vencer a crise.
Loja Virtual – o que é?
Há pouco tempo quando a palavra virtual era usada como sinônimo de algo que não existia. Ou seja, não era real.
Hoje, o virtual faz parte, de forma natural, da vida da maioria das pessoas no mundo. Vivemos numa era digital, virtual e das redes sociais. Tudo mudou e muito depressa e também a maneira como nos relacionamos e também como compramos.
Há não muito tempo, se você quisesse comprar um bem ou adquirir um serviço, teria que procurar um estabelecimento comercial físico. E, geralmente, que estivesse na sua cidade. A limitação geográfica era uma questão. Hoje, com o surgimento e democratização do e-commerce, você pode comprar o que quiser e onde quiser. E aqui entra o conceito da loja virtual.
A loja virtual é um website que permite a compra e venda de produtos e serviços na internet. É um espaço pensado e desenhado para facilitar e otimizar as compras on-line.
As lojas virtuais são consideradas como um dos principais canais de divulgação e venda de produtos no ambiente do e-commerce (comércio eletrónico).
Por que vale a pena investir em uma loja?
Se pensarmos numa loja física, há uma série de despesas fixas que são inevitáveis: água, luz, pagamento de funcionários, entre outras. Para quem tem uma ideia e poucos recursos, como no caso da maioria dos empreendedores, ter uma loja física é praticamente impossível.
E você não vai querer deixar a sua ideia na gaveta. Até por que não é necessário. A loja virtual é um caminho que deve ser explorado. Mas quais são as vantagens de uma loja virtual? A primeira vantagem é o fato de estar aberta 24 horas por dia.
E poder ser visitada pelos consumidores em qualquer lugar do mundo. Por exemplo, uma loja física, tem um horário restrito de funcionamento. Aliada a esta primeira vantagem, está a comodidade. O consumidor não precisará se deslocar, acessando a sua loja física na hora em que ele quiser.
Uma terceira vantagem é a redução dos custos operacionais da sua loja. Numa loja física, para além dos custos físicos, há sempre os variáveis e a sua margem de lucro está, sempre dependente, desta conta, às vezes, difícil de fechar: custos mais margem de lucro.
Numa loja virtual, você não terá que se preocupar com isso e o seu estoque poderá ser mais reduzido e estar em renovação mediante as solicitações dos seus consumidores.
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Empreendedores – investir no virtual
Você tem uma ideia que quer ver transformada num negócio – lucrativo!
Uma loja virtual poderá ser um primeiro passo. O seu “espaço físico” – o espaço da sua loja estará disponível na internet. Imagine que a “vitrine” da sua loja estará disponível para consumidores do mundo inteiro. Claro que não é uma fórmula mágica!
Ao montar a sua loja virtual, você terá que ter atenção a uma série de detalhes, que não são tão pequenos assim. E não pense que você não terá concorrência. A concorrência é amplificada no ambiente virtual, mas isso não quer dizer que não vale a pena investir. Sim, o e-commerce é o espaço para novas oportunidades.
Se você está pensando em empreender, abrindo a sua loja, precisa pensar na forma mais efetiva de chegar até ao consumidor de forma simples, direta e objetiva. Por isso, a sua loja virtual deverá fornecer ao consumidor as informações mais relevantes para efetivar a venda.
Os seus produtos ou serviços, dependendo do mercado que você atua, devem estar expostos com imagens atrativas e reais. Nada pior do que publicidade enganosa, ainda mais tratando-se do ambiente digital. Tudo, o bom e o mal, correm a velocidade da luz!
É fundamental que o preço, formas de pagamento e prazo de entrega estejam bem claros. O potencial consumidor quer comodidade, mas também segurança no ato e na entrega da compra. Este segmento do comércio que aposta no virtual é tão abrangente quanto os produtos e serviços que tem potêncial de venda.
É amplo: desde automóveis, roupas e livros até casas e alimentos. E é um bom negócio, também, para microempreendedores? Atualmente, a tendência é empreender, que nada mais é, do que transformar a sua ideia num negócio rentável. Esta tendência é mundial e muitas pessoas, no mundo inteiro, estão investindo neste novo modo de vida. Os microempreendedores também poderão pensar em investir em lojas virtuais.
Loja virtual e física – como conciliar?
Você poderá iniciar o seu negócio somente com uma loja virtual e beneficiar de todas as vantagens que já foram descritas: comodidade; redução de custos operacionais; novas oportunidades; abrangência geográfica ilimitada, entre outras.
Mas não é só neste caso que uma loja virtual poderá ser um bom investimento. No caso de empresas que já tenham um espaço físico consolidado, até com filiais em outros lugares, uma loja virtual poderá ser uma maior vitrine para divulgação e alavancar as vendas.
E podem ser componentes de uma estratégia conjunta. Na loja virtual, o consumidor poderá encontrar lançamentos e promoções que não encontrará na loja física e vice-versa. A divulgação na loja virtual é contínua, por isso deve ser bem pensada para ser rapidamente atrativa para o consumidor. A velocidade e multiplicidade de ofertas são enormes desafios para quem aposta no ambiente digital. Sem esquecer da navegabilidade.
Os consumidores virtuais têm pouco tempo para consultar qualquer página. Envolva-o no primeiro segundo! E o fato de acessar à loja virtual será sempre um convite para conhecer a loja física. Por isso, é possível conciliar.
Loja virtual – desafios
As vantagens são claras, mas isso não significa que uma loja virtual funciona sozinha. Investir numa loja com estas características exige um cuidado redobrado com o atendimento ao cliente. O consumidor não poderá, em nenhuma hipótese, sentir-se abandonado durante todo o processo da compra.
A loja virtual deverá assegurar que a entrega será realizada no prazo acordado e estar disponível para todo e qualquer esclarecimento. Não é por que não há um contato direto, que o consumidor não precisará sentir-se seguro. Muito pelo contrário.
Se você quer montar uma loja, mas não se sente muito seguro, não hesite em contratar os serviços de agências especializadas no mercado. Procure por uma agência qualificada e que seja capaz de pensar e oferecer uma estratégia de implementação que contemple todos os passos do processo: desde a concepção, ou seja a imagem da loja, como os produtos ou serviços serão divulgados e como os dados serão controlados.
Gerenciamento de dados é assunto sério! Por essas razões, é preciso estar seguro, antes de avançar e a ajuda profissional é uma estratégia de garantia de uma loja virtual confiável. No ambiente digital, a confiança é um dos valores mais fundamentais. Invista em serviços de qualidade e que conheçam bem o funcionamento deste mercado que é tão específico e novo.