fbpx

Gestão de Riscos: O que é e sua importância?

Começar uma empresa sem saber o mínimo de Gestão de Riscos pode ser considerado uma enorme falta de preparo e irresponsabilidade. Em suma, tudo deve estar no mais perfeito controle de gerenciamento. Isso porque tudo poderá influenciar todo um corpo de trabalho.

Gestão de Riscos: O que é e sua importância? 

Mas, o que acontece é que muitas empresas ignoram isso e acabam deixando de lado muitos aspectos considerados menos importantes. Dessa forma, muitas marcas acabam falindo devido à má organização e falta de responsabilidade com alguns aspectos.

No decorrer do artigo, iremos dar mais exemplos das consequências da falta de gestão de risco e como ela pode chegar a influenciar em toda a sociedade, mudando a vida de muitas pessoas.

Um exemplo de falta de gestão de risco que influenciou centenas de vidas

Em 2019, ocorreu o acidente com as barragens da Vale. Isso aconteceu exatamente pela falta de profissionalismo com alguns aspectos relacionados à segurança e reformas. Como podemos nos recordar, isso acabou afetando muitas vidas e ainda um valor bem alto em indenizações teve que ser pago.

E sabe o que é o pior de toda a história? É que com um investimento e cuidado maior, isso não precisaria ter acontecido!

Gestão de Riscos: O que é e sua importância?
Gestão de Riscos: O que é e sua importância?

Estamos com você!

Vamos bater um papo no Whatsapp?

Como ela funciona na minha empresa?

O gerenciamento de riscos ajuda a identificar possíveis acontecimentos que seriam prejudiciais para a instituição. Sabendo quais são eles, é possível tomar atitudes que possam prevenir.

Sendo assim, esses atos prejudiciais estão incluindo dois ramos divergentes: pessoas e processos.

Quais os tipos de riscos que podem ocorrer?

Existem muitos tipos de riscos que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho, como por exemplo:

  • Acidentes de trabalho;
  • Acidentes ambientais como poluição, derramamentos de rejeitos e muitos outros;
  • Fraude financeira;
  • Fim do estoque;
  • Problemas com entregas dos produtos para os compradores;
  • Processo judicial;
  • Dificuldades em obter créditos e financiamentos;
  • Má reputação da marca;
  • Perda de um colaborador importante para os negócios;
Gestão de Riscos: O que é e sua importância?
Gestão de Riscos: O que é e sua importância?

Qualquer risco, costuma levar em consideração 3 fatores específicos: evento, causa e consequência.

Mas, como conseguir se organizar entre esses três fatores? Iremos te dar exemplos simples sobre:

Imagine que algum salão da fábrica de algodão começou a pegar fogo. O evento seria um incêndio. A causa poderia ser os péssimos fios que eram utilizados nas máquinas a para transportar corrente elétrica. Portanto, a consequência deste evento seria a perda do estoque e dos maquinários, tendo que repor ou fechar a fábrica.

Vamos VENCER essa crise juntos!

Receba de forma gratuita um relatório completo do posicionamento da sua marca nas redes sociais, pesquisas Google, Google my business e Maps para Negócios Locais.

[]
1Step 1
Quais soluções você deseja saber mais?
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Quais pontos importantes e que estão relacionados à gestão de riscos?

Inicialmente, deve-se abordar sobre as análises quantitativas e qualitativas. Contudo, o que são elas e quais são as importâncias?

Enquanto a análise quantitativa analisa fatores numéricos importantes como as probabilidades e gastos, a qualitativa observa o tamanho dos impactos (alto, baixo ou médio).

Uma empresa também deve-se planejar em relação às respostas que dará para cada situação. Ou seja, é importante analisar os riscos e já se planejar para agir de uma forma específica e única. Dessa forma, já sendo monitorada caso realmente algum dano aconteça.

Organização do ambiente e a gestão de riscos

Em suma, é importante que a fábrica possua um setor específico que ficará completamente responsável pela gestão de riscos de maneira integral.

Pode acontecer de não terem dinheiro o suficiente para isso, mas só pelo fato de ter um funcionário formado na área, poderá ajudar muito!

Identificação de riscos

Se lembra do exemplo que demos sobre a empresa pegar fogo devido aos fios de péssima qualidade? Leve todos esses aspectos em consideração quando se decidir analisar quais os riscos da empresa.

Portanto, sempre que precisar comprar produtos não leve em consideração principal s valores. Talvez, a qualidade não esteja inclusa no pacote!

Mensure todos os riscos

Claro que nem todos os riscos possuem o mesmo grau de importância dentro do local. Mas, saber medir quando ele pode acontecer e qual será a importância de saná-lo o quanto antes, pode ajudar muito.

Portanto, para fazer isso, tente responder a seguinte questão:

  • quais serão os impactos de cada risco nas análises quantitativas e qualitativas?

Respostas para os possíveis eventos

Visto quais são os problemas que cercam a marca, é importante que se procure saber quais as medidas que podem ser tomadas para reduzir as consequências indesejadas.

Por exemplo, se você usa fios ruins nos maquinários, a resposta seria trocar eles para evitar perda dos produtos e ainda pior: a morte de seus colaboradores.

Gestão de riscos e a nossa conclusão

Realizar a gestão de riscos pode não ser algo muito fácil e vai exigir muito tempo dentro da empresa. Mas, é somente dessa forma que se evita ao máximo acidentes e reputações indesejadas. Ou seja, o mesmo que aconteceu com a empresa Vale.

Em suma, diferente do que muitos empreendedores imaginam: não é dinheiro jogado fora, é um investimento e que vai te impedir de realmente gastar dinheiro pela falta de organização e planejamento.

0 0 Votar
Gostou do artigo?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Fechar Menu