fbpx

Como criar site para empresa grátis Confira dicas

Como criar site para empresa grátis? O que colocar no site da minha empresa? Essas duas questões são bastante comuns e não é por pouco visto que o meio digital está cada dia mais comum. 

Quem migra para o online ganha mais destaque que as empresas que ficam sempre no meio tradicional. 

Existem vários mitos sobre como criar site para empresa grátis, inclusive de que isso é quase impossível a não ser que o próprio empreendedor o faça. Contudo, muita gente imagina que envolve muita programação e código, o que faz com que grande parte das empresas desista. 

Felizmente, atualmente basta apenas arrastar e digitar o que deseja. Não é necessário entender de códigos para criar o seu site grátis. 

Apesar de ser gratuito (ou quase), muitas vezes é possível conseguir criar do zero sem a ajuda de profissionais ao seguir alguns passos que iremos citar. Portanto, se você quiser saber mais sobre, basta continuar a leitura conosco!

1. Escolha o nome

O primeiro passo é realizar a escolha do nome para o seu site. Ele deve representar a marca e não é recomendado, algumas vezes, usar o seu próprio nome. Portanto, use a criatividade para inovar. 

Para a escolha, você pode usar um simulador de nomes ou pedir a ajuda dos seus amigos para isso. 

Pense qual a essência da sua marca e será isso que vai definir todo o restante e os seus resultados. 

Entretanto, o nome não é escolhido em questão de poucos minutos. Dessa forma, muitas vezes, é necessário esperar meses ou semanas para que consiga encontrar algo interessante. 

Mas, isso que estamos falando é para empresas que estão em fase inicial de construção. Se você já tem a sua, basta usar o mesmo nome como domínio, contanto que não exista. 

2. Escolha a paleta de cores

A paleta de cores costuma ter bastante influência na forma como os clientes enxergam o seu site. Portanto, faça uma pesquisa dos seus concorrentes e veja quais os tipos de cores que usam. 

Geralmente, as áreas costumam seguir um certo padrão. Por exemplo, um site de medicina, dentistas ou psicólogos costumam usar tons de azul claro ou brando. Enquanto isso, quem atua como advogado usa mais cores pretas, cinzas ou marrons, mostrando a realeza.

Como criar site para empresa grátis Confira dicas (2)

 

Redes de Fast Food, se você se aprofundar na pesquisa, sempre possuem cores mais vermelhas  ou quentes porque estimulam o calor e a fome. Dessa forma, causam vontade de consumir o produto. 

Logo, escolha uma faixa de 3 a 5 cores como as cores de fundo, de fonte e até mesmo os tipos de cores que vai usar nas fotografias para que tenham contraste. 

Pense também no estilo de imagens que pretende usar. Elas devem ter contraste com a paleta que escolher. 

3. Escolha a plataforma

Agora, é o momento de escolher a plataforma que deseja usar. Para isso, deve pensar em alguma alternativa gratuita para que você saiba como criar site para empresa grátis e sem muitas complicações. 

As mais comuns são: WordPress e Wix. 

Entretanto, as opções pagas sempre trazem no site o nome da plataforma. 

Então, se você usar a plataforma gratuita do WP ou WIX, irá aparecer o nome dos “fornecedores”. 

Caso isso te incomode ou te faça pensar que não seja profissional, pode optar por pagar por uma hospedagem e um domínio. 

Portanto, depois de escolher a plataforma, é o momento de baixar um tema. 

O WordPress possui uma gama de temas diferentes que você pode fazer a exportação e estão prontos. Depois de exportar, basta que você edite e mude cores ou textos.

4. Exportar o tema

Para exportar o tema é bem simples, rápido e prático. Você pode escolher e visualizar quais são os mais atraentes com o estilo do seu site. 

Se quiser algo ainda mais profissional, pode baixar dentro do seu WordPress o Elementor. Afinal, ele permite as alterações ainda mais avançadas e complexas como os efeitos de cores ou das imagens, distâncias e muito mais. 

O tema tradicional permite poucas alterações e nem sempre você consegue arrastar os itens. Por isso que o Elementor pode te ajudar. 

Para baixar o Elementor, você pode ir na área de plugins ou então, assistir a algum tutorial no Youtube. 

Dependendo do estilo que deseja você aprende a como criar site para empresa grátis em menos de 24 horas. 

5. Conferindo

Depois de exportar o tema e editar as cores e textos, você deve clicar no botão de “publicar”. 

Depois disso, abra o endereço que foi escolhido e confira os botões para saber se estão corretos e se o texto ficou da forma como queria. 

Analise as texturas das cores e tudo o que for possível. 

Volte e faça as alterações que forem necessárias e, se não tiver a necessidade de alterar nada, pode ir para o próximo passo. 

6. Colocando conteúdo

O próximo passo, depois de analisar como está o seu tema, é o momento de colocar conteúdo.  Para isso, será necessário desenvolver os dons da redação. 

Como criar site para empresa grátis Confira dicas (6)

 

Uma dica, neste caso, é não realizar o plágio. O ato de copiar textos de outro site faz com que a reputação da sua plataforma fique prejudicada perante o Google. E, dessa forma, todo o trabalho que teve no processo de como criar site para empresa grátis pode ser jogado fora. 

Outra dica é você baixar o plugin de SEO. O SEO auxilia você a criar conteúdos otimizados para a WEB e, dessa forma, ter melhores rendimentos e rankeamentos no Google. 

Confira, abaixo, quais são as principais dicas de SEO para começar a aplicar:

  • O primeiro passo é definir uma palavra chave. Ela deve ser repetida com a densidade de 1% no decorrer dos seus textos e de forma inteligente.
  • O indicado é usar a palavra chave em locais estratégicos: no título, no primeiro parágrafo e também uma vez a cada dois títulos H2 ou H3.
  • Por fim, insira um link interno a cada 200 palavras. Dessa forma, o seu leitor sempre estará indo para outras plataformas do seu site e isso diminui as taxas de rejeição. 

Após escrever o seu texto, deixe ele parado por um dia e depois volte para revisar antes de realizar a postagem. 

Em suma, uma dica para os redatores dos textos é sempre passar o artigo no antiplágio antes de publicar. Dessa forma, garante que não vai passar nada que pode comprometer o domínio ou até mesmo o dono do site judicialmente. Vale ressaltar que realizar plágio é um crime e o indivíduo pode responder a eles judicialmente.

7. Veja se o conteúdo está indo para o Google

O próximo passo é usar o Google Search Console para ter certeza que o conteúdo está indo para o Google. Caso seja necessário, você deve inserir o link da postagem e solicitar a indexação. 

Isso é muito importante porque algumas pessoas, apesar de saberem como criar site para empresa grátis, não conseguem entender o porquê não estão tendo resultados. Já parou para pensar que o seu site pode nem estar no Google? Pois é, isso é muito comum!

No começo, na maioria das vezes, acaba sendo necessário que você faça a indexação manualmente. Entretanto, assim que o domínio vai aumentando a reputação, a indexação acontece de forma automática, assim como acontece com os jornais visto que, assim que o texto é publicado, já aparece no Google News. 

Outra dica para saber se o conteúdo está no Google é copiar o link do texto, por exemplo, e jogar ele na barra de pesquisa. Se aparecer o seu site, significa que ele está sendo indexado. 

8. Crie as redes sociais

Não basta apenas saber como criar site para empresa grátis, mas também é necessário que o empresário saiba como criar redes sociais e, através delas, encaminhar o usuário para o site. 

Imagine que tem um site sobre marketing digital. Você pode publicar uma breve dica sobre SEO nas redes sociais e fazer uma chamada para ação do tipo: “Se você quer saber mais sobre SEO, venha ler nossos artigos! O link está nos comentários!”

Então, apesar das redes sociais não garantirem o rankeamento no Google, se o seu site tiver o ADS e ganhar dinheiro com anúncios, pode receber um bom retorno desta forma. 

Sem contar que uma conta no Facebook e no Instagram auxiliam, e muito, a divulgar o seu negócio. 

Além destas duas que foram citadas, se você for uma pessoa mais comunicativa, pode ainda ter uma conta no Youtube. 

9. Crie estratégia de divulgação

Como criar site para empresa grátis vai além de montar um site. Também envolve todo o contexto de estratégia de marca e divulgação. 

Um site sempre tem o melhor desempenho quando outros citam ele. Então, você pode criar parcerias para que um cite o outro através de links externos. Isso ajuda a aumentar a boa reputação no Google e faz com que o logaritmo entenda o seu conteúdo como relevante. 

Neste tópico, ter as redes sociais também auxilia na sua estratégia de marketing gratuita. 

Ter um blog também é uma boa ideia. Poste bastante nele e, de preferência, todos os dias. Isso faz com que seu site consiga atrair ainda mais visitantes, ainda mais se aplicar as técnicas de SEO. 

10. Monetizando

Não é que o seu site foi criado de forma gratuita que você não possa ganhar dinheiro com ele. 

Existem muitas formas de ganhar dinheiro com o blog. A mais famosa delas é através do ADS, ou seja, você recebe uma quantidade de dinheiro a cada mil visualizações em determinado anúncio. 

Outra alternativa é você usar o marketing de afiliados. Em suma, ele funciona da seguinte forma: você deve divulgar um produto e receber uma porcentagem sempre que alguém compra pelo seu link. 

Lembra que falamos que o plágio pode te prejudicar? Então, pode prejudicar também quando desejar monetizar o seu domínio porque o Google ADS não aceita conteúdos copiados. Mas, para monetizar, mesmo assim é necessário postar textos visto que ninguém frequentaria seu blog sem eles. 

Portanto, todo o cuidado é mínimo neste caso, Reforçamos a importância de sempre postar conteúdos únicos e originais. Já houveram casos de pessoas processadas por copiar textos de portais online. 

11. Profissionalismo

Por fim, é recomendado pensar em formas de deixar o seu site ainda mais profissional. Para isso, você pode escrever uma página de “sobre”. Ou seja, por quais motivos e razões o seu site começou a existir.

Caso deseje deixar a sua página ainda mais otimizada, pode fazer a criação de uma política de privacidade em que garante aos clientes e usuários que estão protegidos na sua plataforma. 

Agora é o momento de realizar uma revisão ainda  mais sistematizada, principalmente com o SEO dos textos.

Por que criar site para empresa?

Agora que você já sabe como criar site para empresa grátis, é importante saber da importância de investir no meio digital.  A Agência Cembra separou alguns pontos que irão te fazer ir para o meio digital agora mesmo!

O primeiro deles é: sua marca ganha mais credibilidade. O cliente sabe que está se preocupando com a experiência dele e que tenta mostrar isso através do meio online. 

Ao procurar por preços e informações sobre o seu produto, consegue descobrir absolutamente tudo com algumas pesquisas na loja online. 

E, dessa forma, vai para a física somente se o espaço digital lhe for agradável e conseguir as informações que tanto estava procurando. Portanto, sempre informe alguns aspectos como a faixa de preço e também o tempo que está no mercado com seus profissionais. Em suma, outra dica é deixar informações e fotos dos seus serviços como forma de portfólio online.

Justamente por isso, recomenda-se também o uso de sites profissionais. Saber como criar site para empresa grátis é importante, entretanto, caso não tenha experiência com isso, pode optar por um profissional que vai realizar o serviço da melhor forma possível. 

Dessa forma, o seu cliente não pensa que sua marca é amadora com um serviço que não é profissional. 

os clientes podem se informar com facilidade

Como dito anteriormente, os seus clientes poderão se informar com facilidade quando você sabe como criar site para empresa grátis. 

Deixe todas as informações acessíveis para que eles consigam acessar de forma objetiva e prática. 

Coloque os seguintes dados:

  • preço;
  • história da marca;
  • principais projetos e fotos. 

 Um site online funciona também como um cartão de visitas. Ele é muito importante. 

Para que ele apareça nas pesquisas do Google, você também pode inserir uma área de blog. Isso faz com que os clientes caiam no seu site ao pesquisar sobre algo que está relacionado a ele. 

Em suma, outro ponto que nos chama a atenção é que um site sempre é acessível para todos. Imagine que você tem sua loja física e abre das 8 horas até 16 horas.

Quem trabalha neste período, não vai conseguir visitar a mesma. Entretanto, essa pessoa que está trabalhando poderá visitar se estiver online: basta chegar do serviço e pegar o celular enquanto está dentro da própria casa ou no ônibus. 

portfólio

Outro ponto crucial é o portfólio. Imagine que sua loja faz bolos de creme: então, poderá tirar várias fotos e montar receitas e até mesmo deixar na página inicial. 

Todas as profissões podem usar o site. Outro exemplo são os redatores. Como podem mostrar a qualidade do serviço e os resultados? Basta criar textos e postar na categoria de blog. 

Atrair mais cliente nunca foi tão fácil, prático e rápido. 

E, além disso, a situação pode ser ainda mais otimizada quando se tem redes sociais. Faça o uso correto de hashtags no Instagram e, dessa forma, você poderá ir além. 

Ao associar as redes sociais com o blog, consegue-se otimizar ainda mais os resultados que eram esperados. 

Conclusões sobre como criar site para empresa grátis

Como você está vendo, existe uma série de processos para aqueles que pretendem aprender a como criar site para empresas grátis. Dessa forma, tudo começa com a escolha do nome. Ele deve refletir sobre as características da sua marca. 

Depois disso, é necessário pensar na paleta de cores e nas fontes que serão usadas. Afinal, o mundo está cada dia mais visual, então, invista exatamente nisso. No momento de criar, você pode optar pela hospedagem paga por ser mais segura e rápida.

Depois de tudo ficar pronto, você ter feito bastante conteúdo e ter revisado todo o endereço eletrônico, é o momento de pensar em como monetizar. Agora, é o momento de obter o retorno que deseja. 

Por exemplo, pode monetizar como loja online ao vender produtos, através de marketing de afiliados e até mesmo como influencer. Em suma, alguns blogueiros e donos de sites também vendem espaços do endereço para que outros sites divulguem e recebam um valor para isso. 

 E então, o que achou deste artigo? Venha conhecer outras dicas que a Agência Cembra separou para você!

 

Estamos com você!

Estamos há mais de 11 anos no mercado desenvolvendo Lojas online, Gerenciando Rede Sociais, Criando Anúncios patrocinados no Google, Instagram, Facebook e muito mais! Se você está em busca de um público segmentado com resultados mensuráveis e rápidos, entre em contato conosco.

5 1 Votar
Gostou do artigo?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Fechar Menu