Presença online para as pequenas e médias empresas

A importância da presença online para as pequenas e médias empresas

Atualmente no Brasil mais de 116 milhões de pessoas acessam à internet, conectadas praticamente 24 horas por dia, logo a presença online da sua empresa é algo realmente importante.
Imagina conseguir se encontrado a um clique por quem realmente tem interesse nos seus produtos ou serviços? É isso que a presença online faz com as pequenas e médias empresas.

 

Mas, o que seria presença online?

É comum que as pessoas acreditem que a presença online é apenas possuir um site qualquer, com um domínio legal e um perfil nas principais redes sociais, mas não é só isso.

A presença digital consiste na maneira como a sua marca se posiciona, utilizando os meios onlines para se expressar, tornando-se confiável e até mesmo incentivadora dos seus possíveis clientes.

Isso porque, os hábitos dos consumidores mudaram, eles pesquisam em blogs e nas redes sociais antes de comprar qualquer produto.

Logo, a sua empresa precisa estar próxima do público alvo, criando uma relação de confiança para que eles comprem o que você tem a oferecer.

 

Vantagens da presença online para as pequenas e médias empresas

Obviamente que ter presença na internet e interagir com o público oferece diversos benefícios para a sua empresa.

Separamos algumas dessas vantagens que irão te convencer a hoje mesmo migrar também para o mundo digital.

Construção da marca

Por meio da presença online é possível construir a sua marca na mente do consumidor, fortificando todas as vantagens e qualidades que ela possui e ainda fazendo crescer o número de vezes que o possível cliente ouve falar dela.

Aumento no alcance dos clientes

A presença digital permite que você tenha um alcance maior de pessoas de outras cidades, estados e até mesmo outros países.

Essa é uma forma de expandir a sua empresa com gastos mínimos e sem precisar ter uma estrutura física.

Identificação de qualidades e falhas

Outra grande vantagem da presença online para as pequenas e médias empresas é que você consegue identificar qualidades e falhas da sua empresa, o que permite corrigir ou reforçar aquilo que já está bom.

Isso acontece porque a internet abre canais de críticas e elogios que serão realizados pelos seus clientes.

Aumento no faturamento

O aumento do faturamento é uma das grandes vantagens da presença online, pois com ele você consegue alavancar as suas vendas de produtos ou serviços.

A razão disso é muito simples, você estará sendo encontrado na internet, um dos meios de comunicação mais utilizados na atualidade.

Sabendo disso, separamos 3 dicas que irão ajudar a sua pequena ou média empresa a ter uma presença online marcante.

 

 

Construção

Clientes

Processos

Faturamento

1 – Utilize estratégias de

marketing de conteúdo
Essa estratégia consiste na criação de conteúdos que sejam de interesse do seu público alvo, como uma forma de atrair visitas para a sua loja.

Por exemplo, se você trabalha com um produto voltado para o emagrecimento é possível criar conteúdos com dicas de perder peso, onde o seu produto possa ser uma alternativa.

2 – Esteja nas redes sociais

É importante que a sua empresa também seja encontrada nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram.

Contudo, nas redes sociais você precisa ter maior cuidado, já que o ideal não é apenas falar sobre os seus produtos ou serviços, mas é preciso compartilhar conteúdos que sejam de interesse do seu público alvo.

3- Criação de um site mobile

Para que você consiga ter presença online é construir um site mobile para sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte.

Isso porque, hoje as pessoas utilizam a internet com os mais diversos dispositivos móveis, logo é importante que o site da sua empresa consiga se adequar à telinha de cada um deles.

Inclusive, a versão mobile do seu site deve oferecer uma ótima experiência para os usuários, pois muitos tendem a abandonar as plataformas por problemas de carregamento, por exemplo.

A prova disso é uma pesquisa que já revelou que cerca de 80% das pessoas deixam de comprar produtos em sites que não estão preparados para serem acessados por celulares.

Além disso, para garantir a presença online para as pequenas e médias empresas é necessário se atentar a alguns pontos e algumas dicas.

Conteúdo

As publicações do seu site precisam ser adaptadas para tablets e celulares e com o espaço nesses disponíveis é limitado, é necessário identificar aquilo que é mais interessante para o usuário de acordo com as informações buscadas por ele.

Carregamento

Como falamos acima, o seu site mobile deve ter um carregamento adequado para os dispositivos móveis.

Atualmente existem ferramentas que avaliam o desempenho do site nesse quesito.

Design responsivo
Essa solução basicamente consiste em adaptar de forma automaticamente o seu site com a largura da tela do dispositivo móvel a qual ele está sendo visto.

Para isso, é necessário redimensionar todas as imagens, ocultar alguns itens, adaptar botões, simplificar elementos da tela, entre outras ações.

Como fazer esse site mobile então?

Essa é uma dica extremamente importante para você que deseja ter presença online de maneira correta: contrate uma agência especializada em posicionamento da marca no Google.

Ao fazer isso, sem sombra de dúvidas, você conseguirá ter todas as vantagens que foram citadas acima.

Comments are closed.