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SEO (Search Engine Optimization)

Essencialmente o aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

Canal de Conversões

Quando avaliamos o tráfego orgânico como um meio de acesso de usuários qualificados, podemos notar que a taxa de fechamento de conversões é realmente superior aos outros canais, como Links Patrocinados ou ainda Mídias Sociais.

Em um estudo realizado pela Ascend2, em Junho de 2015, mostrou que 89% dos profissionais de marketing que responderam a pesquisa apontam que confiam em SEO para melhorar seus posicionamentos, tráfego orgânico e geração de leads.

Já em Fevereiro de 2016, uma pesquisa realizada pela Econsultancy, mostrou que 73% dos profissionais in-house e 76% das agências de marketing ao redor do mundo apontam que um bom site com SEO torna-se uma fonte de excelente ou ótimos resultados (ROI).

Como Funciona o SEO?

Entre estas técnicas e métodos, podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page (ou link building). Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos, como links.

Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

  • Títulos das páginas
  • Meta tags, especialmente a Meta Description
  • Heading tags
  • Atributo alt em imagens
  • Domínio
  • URL do arquivo
  • E por fim, mas não menos importante, o Conteúdo

Com relação aos fatores Off-Page (link building), podemos listar:

  • Número de links externos
  • Qualidade dos links externos
  • Texto âncora dos links externos

Um outro ponto importante é a complexidade de se otimizar alguns aspectos de site com SEO. Segundo um estudo da Econsultacy mais de 7 em 10 pessoas que responderam o estudo dizem que o conteúdo, foi de longe, o maior fator de melhoria dos seus projetos. Mais de 72% dos entrevistados apontaram que a criação de conteúdo foi a técnica de SEO mais efetiva. Veja um artigo completo feito pela equipe do Google clicando aqui.

Qual a Vantagem de ter um site com SEO?

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão (lead ou compra). Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, número de leads, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua métrica de conversão.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de entendimento do seu website e confiança/autoridade percebida pelos mecanismos de busca. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade/entendimento.

Em média, notamos que um projeto de SEO começa a demonstrar resultados a partir de 4 meses de projeto. Antes disso, somente se o website tiver algum problema estrutural ou algo grave que impeça os mecanismos de busca de ler o conteúdo/website.

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