Google Meu Negócio: Como fazer marketing na sua cidade
Você está com sede e por um acaso em um bairro que não conhece, o que você faz para achar o mercado, ou padaria mais próxima? Dá um Google.
Precisa urgentemente de um serviço específico, e não faz a menor ideia onde encontrar a marcenaria que só cuida de planejados? Dá um Google. Está em dúvida onde fica a sua loja favorita naquela cidade? Dá um Google.
Esse recurso é utilizado por 97% das pessoas que buscam informações sobre empresas. Sim, já virou rotina. E você, empreendedor, pode e deve utilizar esse recurso como uma ferramenta poderosíssima de análise, conhecimento e ampliação do seu negócio perante seu público local.
Antes de tudo, é importantíssimo entender que estar na internet não é uma vantagem, é uma necessidade básica de mercado, é uma prerrogativa de sobrevivência a curto, médio e longo prazo.
Agora se você já está nesse mundo virtual, sabe o quão concorrido e acirrado é, estar nas primeiras posições nas pesquisas do Google.
Pois é, pensando nisso a empresa criou o Google Meu Negócio, ou Google My Business em sua versão em inglês, dentro dele, você consegue divulgar sua empresa organicamente nos resultados de busca e mais, estabelece um contato colaborativo entre seu negócio e seus clientes, com interações que procuram agregar perguntas e respostas a respeito dos serviços e produtos ali oferecidos.
Dessa forma, a ideia é enriquecer ao máximo a quantidade de informações disponíveis sobre aquele empreendimento.
E aqui vamos usar informações da própria plataforma do Google Meu Négócio, é a própria empresa lhe dando o caminho das pedras!
Google Meu Negócio: Como fazer marketing na sua cidade. Comece pelo gerenciamento de suas informações
Poderíamos sublinhar várias vezes esse ponto. Validar informações e responder perguntas de usuários, é um passo primordial para construir confiança e credibilidade online.
Além disso, também é uma excelente ferramenta de compreensão, para que as necessidades, dúvidas, e ideias dos seus clientes fiquem mais claras diante do seu business.
Interação é a chave do sucesso
Uma vez presente na era digital, interagir com o que orbita sua empresa, é um dos pilares mais importantes para ampliar e solidificar seu negócio.
É por meio dessa interação que você tem uma oportunidade excelente de entender possíveis falhas e deficiências, implementar e demonstrar melhorias, e principalmente ouvir, e ler. Dar voz para aquele que sustenta o cerne do seu trabalho, o cliente.
Presença e conteúdo
Estar online não necessariamente significa ser presente, consistente e recorrente. Uma vez que você está no Google My Business, é condição fundamental que alimente seu conteúdo, que interaja, que se faça de fato e efetivamente não presente apenas, mas principalmente, ATIVO.
Usar as ferramentas métricas e de geolocalização, oferecidas pelo My Business e pelos recursos do Maps, podem te ajudar a entender quantas pessoas telefonaram diretamente daquele número exibido na busca do Google, ou ao pesquisar, onde estão, por exemplo.
O Google é uma grande personificação da “Internet das coisas”, estar bem representado, com boa responsividade, é a alavanca do “agir local e pensar global”. São justamente as pessoas que participam, que vivem seu negócio, muito provavelmente as que estão mais próximas, no seu bairro, no seu local, que enriquecem esse conteúdo.
É uma via de mão-dupla, criada para melhorar a experiência negócio-cliente, e vice e versa.
Imagine o quão isso pode agregar para a sua pequena e média empresa? Imagine o quão importante sua entrada e profissionalização no mercado digital pode ser? Saber o que se espera de você, e o que você pode oferecer em ganhos, em melhorias, é uma chave do sucesso!
Se você quer elevar o nível e levar o seu negócio para o mundo, descubra como, quando e quem pode te ajudar nessa evolução, profissionalizando já! Google Meu Negócio: Como fazer marketing na sua cidade.